quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Irving Klaw


Fazia tempo que me vinha à cabeça falar de um dos mestres na arte de fotos e vídeos de fetiche, Irving Klaw, e ontem através de um amigo que notou certa semelhança entre o trabalho de Klaw e o exibido pelo Bound Brazil, resolvi contar um pouco da trajetória desse incrível personagem pioneiro numa atividade que reúne hoje mais de dez mil sites na internet.

Klaw tornou-se conhecido por desenvolver um tipo de negócio de pedido e entrega de fotografias pelo correio, onde vendia algumas fotos e pequenos vídeos de mulheres atraentes (às vezes em trabalhos de bondage) desde os anos 40 aos anos 60.

Foi um dos primeiros fotógrafos de fetiche, e sua principal estrela (Bettie Page), transformou-se na mais famosa modelo de bondage de todos os tempos. Nasceu em Brooklyn, New York. Seu negócio de família, que inicialmente se chamou Movie Star News, começou em 1939 quando junto com sua irmã Paula abriram uma livraria usada na rua 14, número 209 do leste de Manhattan. Depois que descobriu que os adolescentes recortavam freqüentemente fotos de seus anúncios de filmes, começou a vender pequenos cartões com destaque para as estrelas da época em separado. Os clientes poderiam folhear através dos vários catálogos de fotos de amostra e requisitar o que quisessem pelo número do artigo.

Assim, venderam a velha livraria e mudaram a loja para o nível da rua, abandonando o antigo porão e a rebatizaram com o nome de Pin-up-king. E o negócio prosperou.
No final dos anos 40 recebia pedidos freqüentes para o "Damsel in distress", nome dado às fotos das atrizes amarradas e amordaçadas. Por causa da dificuldade de encontrar trechos de filmes que pudessem atender à demanda, Klaw decidiu produzir suas próprias fotos. Novamente com sua irmã Paula, que chegou a posar para ensaios fotográficos, começou a vender fotos de bondage e fetiche usando como modelos dançarinas que faziam algum sucesso na época.

Klaw sempre foi muito rígido para que seu trabalho não fosse carregado de nudez ou cenas de sexo, que faria com que seu material fosse considerado pornográfico o que tornaria ilegal à venda através do correio. Igualmente publicou e distribuiu séries ilustradas de aventura/bondade de artistas fetichistas como Eric Stanton, Gene Bilbrew, Adolfo Ruiz entre outros. Depois do surpreendente sucesso de seu filme B Strip-O-Rama em 1953, estrelado pela então famosa atriz de strip-tease e modelo Bettie Page, Klaw duplicou rapidamente a fórmula para suas próprias produções.

Usando equipamento profissional produziu Varietease (1954) e Teaserama (1955), estrelados por Lili St Cyr e Bettie Page (que foram reeditados em DVD nos Estados Unidos em 2000). Produziu e dirigiu ainda uma terceira película em 1956, Buxom Beautease sem Bettie Page. Durante este período, Klaw aproveitou os finais de semana e produziu em preto e branco pequenos teasers de 8mm e de 16mm, caracterizados por cenas de strip-tease e uma variedade de assuntos fetichistas baseados em pedidos especiais de sua clientela. Todos esses filmes tinham cenas de bondage, invariavelmente, em especial duas grandes obras com Bettie Page (onde representava uma menina da selva amarrada às árvores) totalmente produzido ao ar livre em diferentes posições. As fotos tomadas durante as sessões do filme foram vendidas ainda, tanto na loja como nos desenhos animados do catálogo de pedido feito pelo correio e nos sets semestrais de modelos.

Devido ao renascimento do interesse pelo trabalho pioneiro de Bettie Page nos anos 80, as várias compilações destes pequenos trabalhos foram lançadas em DVD. A música e a narração de fundo foram adicionadas à metragem silenciosa nos Clássicos de Irving Klaw de dois volumes chamado “Definitivo” (1984) pela London Enterprises. Em 2005 e em 2006 diversas obras de Klaw foram igualmente reeditadas devido ao assédio de pessoas que eram fãs de Page e novos adeptos, que passaram a cultuar esses trabalhos antigos. Klaw retornou à realização de vídeos em 1963, produzindo dois trabalhos: Diário íntimo de Larry Wolk e Nature's Sweetheartsde como diretor e também como assistente. Ao contrário de seus trabalhos anteriores, ambos retratam muitas mulheres em topless.

As decisões do Comitê do Senado e a subcomissão contra a delinqüência juvenil, marcaram o começo do fim dos negócios de envio de vídeos e fotografia através do correio de Irving Klaw. A investigação atacou até as revistas em quadrinhos e afirmava que muitos delinqüentes juvenis as liam e praticavam os atos sugeridos em seu conteúdo. Igualmente tentou ligar bondage, pornografia e delinqüência juvenil.

Por causa da pressão política e social que enfrentou, Klaw parou eventualmente o negócio, queimando todos os seus negativos. (Se estima que mais de 80% dos negativos foram destruídos.) Paula Klaw manteve secretamente em sua posse algumas das melhores imagens que podem ser encontradas até os dias de hoje.

Irving Klaw morreu no dia 3 de Setembro de 1966, aos 56 anos, devido às complicações de uma apendicite não tratada. Foi sucedido por seus dois filhos, Arthur e Jeffrey. Atualmente, sua sobrinha Ira Kramer, filha de Paula e Jack Kramer cuida dos negócios da família ainda com o nome de Movie Star News.

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