segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Obsessão


Blind Obsession (1969)

Muitos diretores rodaram temas parecidos como Blind Obsession que chegou ao Brasil muitos anos após seu lançamento com o título de “Cega Obsessão”. A muitos filmes foi creditado o mesmo título e fizeram sucesso como trilher de suspense. Mas esse roteiro mostrou um suspense com doses extremas de fetiche e erotismo por isso merece registro nessa coluna.

O filme baseia-se na história de um escultor cego obcecado por uma modelo e a aprisiona em seu ateliê. Acreditando ter criado uma nova forma de arte tátil, ele e a modelo se envolvem numa alucinada e sadomasoquista relação, entre o erotismo, arte e a morte.
Clássico sem precedentes da nouvelle vague japonesa, do gênero eroductions (filmes eróticos) de atmosfera de horror psicológico. Belo e angustiante, “Cega Obsessão” foi baseado num conto de Edogawa Rampo, pai dos romances policiais nipônicos dos anos de 1920 a 1960. Suas histórias eram recheadas de compulsão obsessiva, desfiguramento e loucura, ficando proibidas de circular no Japão durante a Segunda Guerra Mundial.
O diretor Yasuko Masumura, que já tinha sido assistente dos mestres Kenji Mizoguchi e Kon Ichikawa, é o autor dos filmes mais vigorosos do cinema japonês de todos os tempos. Estreiou pela primeira vez no Brasil em versão original sem cortes e totalmente restaurada no ano de 2001, pode ser encontrado em grandes lojas até mesmo via internet, ou ainda, em algumas locadoras de grande tiragem.

Blind Obsession (2001)

Com um argumento diferente, o cinema americano lançou também a sua obsessão cega. Exatos trinta e dois anos depois e justamente quando chegava por aqui a versão digital do original Japonês, o diretor Rob Malefant criou seu script através de uma história que tem início em uma perseguição policial onde o oficial Fletcher, interpretado por Brad Johnson é ferido de forma que o deixa temporariamente cego. Durante sua recuperação, recebe a ajuda da bela Rebecca vivida pela atriz Megan Gallagher que o treina para voltar às atividades mesmo sem a visão. Tal relacionamento acaba por tornar-se uma relação intensa com tomadas sexuais de muito bom gosto, mas que provocam ciúmes intensos em sua irmã Bedelia (Roxana Zal) que por ter sido vitima durante a infância de um incesto cria um muro de ódio entre ela e todos os homens.
Recuperado da visão, Fletcher se vê as voltas com dois prováveis assassinos, sendo um desses suspeitos a própria Bedelia que cada vez mais debilitada mentalmente seqüestra a própria irmã e a maltrata por estar envolvida com um homem que ela despreza.
A partir desse ponto o filme tem seqüências de suspense impressionantes e um final totalmente inesperado, com Rebecca sendo vitima da obsessão de sua irmã, aprisionada e sofrendo toda a ordem de castigos que jamais imaginara.

Duas obras distintas com argumentos diferentes, títulos idênticos, a primeira com conotação erótica e temática sadomasoquista. A segunda, um trilher de suspense com excelentes tomadas de bondage, silver tape e outros apetrechos. Dicas de tirar o fôlego para os aficionados no gênero erótico fetichista.

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